Definição: Erro médico é o dano provocado no paciente pela ação ou inação do médico, no exercício da profissão, e sem a intenção de cometê-lo. Há três possibilidades de suscitar o dano e alcançar o erro: imprudência, imperícia e negligência. Esta, a negligência, consiste em não fazer o que deveria ser feito; a imprudência consiste em fazer o que não deveria ser feito e a imperícia em fazer mal o que deveria ser bem feito.
quarta-feira, 17 de outubro de 2012
CLÍNICA DE BACTÉRIAS
Sobe para 55 o número de mulheres feridas ao eliminar gordura em clínica
Elas foram infectadas durante tratamento para emagrecer em Cuiabá.
Hospital já fez cirurgia em 32 mulheres contaminadas por micobactéria.
Paciente contou que tratamento gerou diversas feridas na barriga
16/10/2012
Aumenta para 55 o número de mulheres que contraíram infecção em uma clínica de estética em Cuiabá, durante tratamento para eliminar gordura à base de enzimas. Trinta e duas delas já passaram por cirurgias para a retirada dos nódulos causados por uma micobactéria, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). A clínica foi interditada pela Vigilância Sanitária no mês de julho.
Os procedimentos cirúrgicos estão sendo realizados no Hospital Metropolitano de Várzea Grande, na região metropolitana da capital, assim como o tratamento nas demais pacientes que sofreram a contaminação. O tratamento tem duração de dois a três anos. Porém, os pacientes reclamam da falta de medicamentos no hospital.
Os medicamentos fornecidos para o tratamento são a micacina, claritomicina e etambutol. Os dois primeiros medicamentos são fornecidos pelo Ministério da Saúde e o claritomicida está sendo adquirido pelo Estado, sendo o antibiótico que está em falta.
São 60 comprimidos por mês e a caixa com dez unidades do antibiótico custa R$ 59. A direção Organização Social de Saúde, que administra o hospital, admite que este tipo de medicamento está em falta, mas explica que isso ocorre apenas há uma semana. A informação repassada é de que um lote do medicamento já foi comprado e a expectativa é que esteja disponível para os pacientes em 10 dias. “Estávamos com dificuldades para conseguir o remédio por um problema com fornecer, mas já resolvemos”, disse o superintendente da Organização Social Ipas, Edemar Paula da Costa.
Segundo a SES, as pacientes estão sendo atendidas no Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade do Estado (Cermac), do Hospital Metropolitano. Os nódulos estão sendo retirados para que a infecção seja contida. Passaram por cirurgia aquelas que encontram-se em situação mais grave. As demais continuam fazendo tratamento para que a bactéria não evolua.
Pacientes ficaram com várias feridas durante tratamento na clínica
O Centro começou a atender pacientes em situação mais grave desde o dia 16 de julho deste ano quando o caso veio à tona. A SES estima que há outras pessoas que estejam contaminadas e, por isso, continua a ser feita a triagem por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância da Saúde.
Um laudo assinado por um médico infectologista confirmou a causa da reação nas pacientes devido a uma micobactéria que se espalha rapidamente pelo organismo. Relatou ainda que infecção pode ter sido causada pela falta de esterilização dos materiais. A responsável pela clínica que funcionava no bairro Consil, na capital, era uma enfermeira, o que já é um erro, como declarou o Conselho Regional de Medicina (CRM-MT).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário